Nasceu no fim dos anos 80, em Oxford, Inglaterra, originalmente sob o nome On A Friday (referência ao único dia da semana em que os membros conseguiam se reunir para ensaiar, Sexta-feira).

O nome RadioHead veio de uma música dos Talking Heads, uma das influências da banda.

Em 1991, lançam o EP "Creep", que estoura no Reino Unido e alavanca o sucesso do primeiro disco, "Pablo Honey" (1993). "PabloHoney" transita por um limbo pois a producao dos competentes e norte-americanos Paul Kolderie e Sean Slade traz algumas referências do rock alternativo norte-americano dos anos 90 (ou seja ,do grunge) e isso faz o álbum por vezes perder um pouco de sua identidade.

Em 1995, é lançado o segundo álbum, "The Bends", e com ele as atenções do mundo inteiro para o Radiohead. A banda conseguiu finalmente um padrao sonoro capaz de suportar a melancolia e as estranhas letras de Thom Yorke.

Dois anos depois, surge "OK Computer". O terceiro trabalho da banda vendeu mais de 4 milhões de cópias e é considerado um dos melhores de todos os tempos, dividindo as honras com outros álbuns dos Beatles, e colocando o Radiohead definitivamente como uma das melhores bandas do mundo. Uma curiosidade acerca deste album é que antes de ser lançado comercialmente foi tocado na íntegra e em exclusivo, em 5 concertos miticos em Portugal. Após a extensa exposição perante a mídia, a banda lança em 2000 Kid A e logo em seguida, em 2001, Amnesiac, dois discos que mostram um outro lado da banda, abandonando as guitarras, que marcaram o primeiro e segundo discos da banda e intensificando os experimentos com texturas eletrônicas e rítmicas consagradas em OK Computer. Depois de lançarem, também em 2001, o disco ao vivo I Might Be Wrong, abrangendo músicas dessa nova fase mas com as guitarras de volta, o Radiohead lança em 2003 o excelente Hail To The Thief, disco que faz uma espécie de releitura da sonoridade dos seus albuns anteriores e é recebido com certa indiferença pela mídia, criando expectativa para seu trabalho seguinte.

O novo album do Radiohead deverá ser lançado em 2007, e ainda não tem nome definido. O álbum está previsto agora para o segundo semestre do ano porém várias músicas já vazaram na internet, gravadas ao vivo por fãs em sua turnê européia.

Aboa música de vanguarda: Viaje!!!


























In Rainbows, álbum independente, marcado principalmente pela inovação na forma de comercialização. O álbum é vendido apenas pela internet, e o valor é definido pelo comprador. Foi o mais bem aceito pela mídia desde Ok Computer por ser mais digerível, contou com 1,2 milhões de downloads no primeiro dia se transformando em um sucesso absoluto.


IN RAINBOWS - 2007 (CD 1)


IN RAINBOWS - 2007 (CD 2)

download

FONTE: http://mp3daily.blogspot.com/




COMPRE OS CDS: $$$$